O PROJECTO NOHOW

O que é o NoHoW?

O NoHoW é um projeto científico financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, a decorrer entre 2015 e 2020. O principal objetivo do NoHoW é compreender como é que as pessoas mudam o seu comportamento com vista a manter o peso perdido. Para isso, desenvolveu-se um conjunto de ferramentas baseadas na evidência científica e com recurso às mais recentes tecnologias digitais. Este programa será testado com participantes de 3 países: Portugal, Dinamarca e Reino Unido.

Quem pode fazer parte?

Pretendemos recrutar adultos portugueses que tenham tido excesso de peso (correspondendo a um índice de massa corporal igual ou superior a 25 kg/m2) e que tenham perdido, de forma intencional, pelo menos 5% do seu peso nos últimos 12 meses.


O que acontece se decidir fazer parte?

Pedimos-lhe por favor que leia toda a informação sobre o estudo disponível aqui. Se decidir que quer fazer parte, por favor preencha o formulário disponível no separador “Como Participar”.

Caso preencha os requisitos para a participação no estudo iremos contactá-lo/a por telefone por forma a confirmar consigo os critérios de inclusão. Posteriormente, será marcada uma visita à Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, para que possamos enquadrar e explicar os procedimentos do estudo e esclarecer qualquer dúvida que ainda possa ter.

Se decidir participar, nesta primeira visita ser-lhe-á pedido que preencha dois questionários, que incluirão informações e características pessoais (p.ex.: data de nascimento, género, estado civil, história do peso), informação relativa à experiência de utilização de tecnologias da informação e comunicação e ainda informação relativa ao seu comportamento alimentar, atividade física, motivação, estado emocional, stress, bem-estar e qualidade de vida. Nesta visita iremos também avaliar o seu peso, altura, circunferência da cintura e da anca, e alguns marcadores de saúde, como por exemplo pressão arterial ou composição corporal. Posteriormente, será alocado de forma aleatória a um dos 4 grupos de participação possíveis. Se decidir participar no estudo, pedimos-lhe que permaneça no estudo por 18 meses. A participação durante estes 18 meses incluirá um total de 4 visitas à Faculdade de Motricidade Humana. A segunda visita decorrerá 6 meses após entrada no estudo, a terceira visita após 12 meses e a última após 18 meses, nas quais serão repetidas as medições realizadas na primeira.

Ainda na primeira visita ser-lhe-á dado um breve treino de utilização da aplicação móvel (Toolkit NoHoW). A todos os participantes, independentemente do grupo a que foram alocados, ser-lhes-á fornecida uma balança digital. Estas balanças têm ligação à internet para que sempre que se pesar nós possamos ter acesso ao seu peso. Isto permite-nos monitorizar o seu peso ao longo do programa. Também será fornecido a todos os participantes uma pulseira para monitorização da atividade física, igualmente ligada à internet para que possamos monitorizar a sua atividade física diária.  

Como forma de agradecimento por participar neste estudo de investigação, no final do programa poderá ficar com a balança e a pulseira de monitorização da atividade física.

A participação neste estudo é totalmente voluntária. Toda a informação que fornecer será armazenada de forma segura e anónima, pelo que não poderá nunca ser ligada a si.


O que acontece se decidir não fazer parte?

Se mudar de ideias e decidir não fazer parte, pode desistir do estudo a qualquer momento sem dar explicações. Poderá decidir se pretende que fiquemos com a sua informação já recolhida ou se prefere que esta seja removida. Para isso, basta contactar a equipa de investigação.

Se tiver questões adicionais ou quiser obter mais informações sobre o projeto, não hesite em contactar a nossa equipa!

 

 

 

Form not found or is not published

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com